quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Domingo tem prova da OAB

Prezados alunos,

Neste domingo acontece a primeira fase da edição 2011.2 do Exame de Ordem. A quinta prova unificada. Faltando tão pouco tempo para o momento da prova, eu sugiro apenas uma revisão de tudo que você já estudou e uma lida nos assuntos mais importantes. Diante disso, estou disponibilizando alguns resumos contendo dicas e apontamentos de algumas leis que julgo essenciais em termos de Direito Empresarial. Basta acessar o link ao final deste texto.

Aproveito para desejar toda sorte na hora da prova. Tenha calma, mantenha o emocional sob controle e leia as questões com atenção. De nada vai adiantar de o conhecimento das leis se você não consegue manter-se atendo para ordenar o seu raciocínio jurídico. Ao longo de nossa preparação, repassamos inúmeras dicas, vários temas relevantes e tudo que é preciso para a realização da prova. Portanto, se você estudou, fique tranqüilo e aplique seus conhecimentos.

Ainda no domingo, estaremos juntos novamente no grande debate Mesa Redonda OAB 2011.2, ao vivo, no Portal Exame de Ordem (www.portalexamedeordem.com.br), às 21 horas, horário de Brasília. Vamos comentar as questões de Direito Empresarial e levar minhas fortes palavras de apoio e incentivo. Daí, já vamos planejar nossos estudos visando a segunda fase.

Vamos lá, com calma, força e fé.

Um abraço e até domingo.

Clique AQUI e aproveite os resumos de Direito Empresarial para OAB.

sábado, 15 de outubro de 2011

Confira a entrevista exclusiva do professor Francisco Penante à Rádio CBN Recife

Pernambuco vive um bom momento em sua economia, que segue em ampla expansão. Novas industrias e investimentos estruturadores fazem do estado um dos que mais crescem no Brasil. Para atender as demandas industriais, é cada vez maior o numero de novas empresas que são abertas em território pernambucano. Diante disso, é preciso que o “novo empresário” fique atento à legislação empresarial para que não cometa erros jurídicos. O jurista e professor de Direito Empresarial falou sobre e tema, na última quinta feira, 13 de outubro, e tirou as dúvidas de ouvintes e jornalistas da Rádio CBN Recife. Ele respondeu a essas e outras perguntas:

1. Para quem está pensando constituir uma empresa, quais os tipos de sociedade empresária disponíveis na legislação brasileira?

2. Nas sociedades em que os sócios respondem de forma limitada, como se dá, na prática, essa limitação da responsabilidade?

3. Entre a sociedade limitada e a sociedade anônima, como saber qual o tipo mais adequado?

4. Sobre a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Com a sua criação, quais as mudanças no meio empresarial?

Clique AQUI e ouça a entrevista.

Homenagem ao dias dos professores



Por Joffre Melo.

Certo dia, um velho mestre disse: “professor não é quem ensina, mas quem, de repente, APRENDE”. Essa frase é do grande Guimarães Rosa e se aplica perfeitamente ao prazeroso ato de ensinar. Como em um gesto de doação, o professor divide o seu conhecimento e busca, no aprendiz, a luz que possa levá-lo ao saber. A arte de lecionar faz do professor, a meu ver, um ser humano especialmente diferenciado. Afinal, são as lições de sala de aula que complementam a nossa formação, seja na educação básica, desde a infância, ou nas aulas que nos conduzem até as conquistas profissionais.

Neste dias, gostaria de abraçar todos os professores que contribuíram em minha construção. Verdadeiros e paternos mestres que me derão lições que vão muito, mas muito, além das salas de aula. Em especial, dedico essas linhas aos professores Francisco Penante e Bruno Viana, que fazem esse blog e permitem a humilde colaboração deste escriba menor.

Fraterno abraço, professores!

OBS: foto dos professores Bruno Viana e Francisco Penante durante GP de Formula 1 na Espanha. É pra quem pode... hehehehehe.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Livro trabalha Direito Empresarial para Exame de Ordem

O aumento do número de questões da disciplina Direito Empresarial nos últimos certames da OAB demonstra a crescente importância da matéria para a banca da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Exame de Ordem. Sensível a essa tendência, assim como as mais recentes alterações legislativas, no tocante a esse ramo do Direito, resolvemos oferecer aos nossos alunos uma obra com linguagem acessível e de forma resumida, contendo os principais temas do Direito Empresarial para Exame de Ordem.

O projeto é editado pelo Complexo Editorial Renato Saraiva e já se encontra a venda no site do CERS. É com muita alegria que colocamos esse projeto em prática, na certeza de trazer novos conhecimentos que certamente vai ajudar na preparação de quem vai fazer o Exame de Ordem.

Como sempre digo: “Exame de Ordem é difícil, mas não impossível”. Estamos aqui para ajudá-los, com dicas e conteúdos interessantes. Nesse sentido, fiquem atentos ao blog e agora aproveitem o Livro Direito Empresarial, da coleção Portal Exame de Ordem.

Conteúdo atualizado pelas Leis 12.375/2010; 12.399/2011; 12.431/2011 e 12.441/2011 (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI).

ENTREVISTA – Amanhã, às 10h45, estaremos concedendo uma entrevista ao vivo na Rádio CBN Recife (90,3 FM). Vamos falar sobre o livro e outros temas referentes ao Direito Empresarial.

Um Abraço e bom estudo, sempre.

Francisco Penante.

Clique aqui e saiba mais sobre o livro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A reta final para do Exame de Ordem 2011.2

Prezados,

Hoje é o último dia de inscrição para a edição 2011.2 do Exame de Ordem. Certamente, o desafio de ser aprovado e poder exercer livremente a profissão escolhida meche muito com a gente e nos deixa ansiosos e, ao mesmo tempo, com medo. Afinal, não é fácil passar cinco anos na faculdade para logo em seguida ser submeter a uma prova que vai lhes dizer se pode ou não ser um advogado. Diante disso, além do foco nos estudos, é preciso ter alto controle, paciência, perseverança e muita atenção na escolha da prova de Segunda Fase.

Em se tratando de Segunda Fase, gostaria de chamar atenção dos senhores para o Direito Empresarial. Faço isso pois é uma área em franca expansão e se observa uma crescente demanda por profissionais qualificados. Não quero aqui tirar o valor ou o foco de outras disciplinas, mas reservo-me o mérito de comentar alguns fatores que podem ser decisivos para a sua aprovação. Desta forma, a escolha por Direito Empresarial é uma opção sábia e por demais válida nesse momento.

Na edição passada do Exame, 2011.1, tivemos um excelente resultado na aprovação de candidatos que optaram por fazer a prova de Segunda Fase de Empresarial. Além disso, trabalhos antecipadamente todos os temas da prova em sala de aula. Dito isso, deixo aqui a minha dica e, principalmente, o meu desejo de uma ótima sorte. Além do mais, contem com o nosso blog e aproveitem mais essa fonte de dicas e apontamentos importantes, que podem facilitar os seus estudos e trazer a tona novas ideias para incrementar sua bagagem de conhecimentos.

Portanto, mãos a obra. É tempo de trabalhar e estudar bastante. O desafio se aproxima e a sua dedicação será de suma importância para a realização dos seus objetivos. Aos que fizerem a opção por Empresarial, tenham certeza de uma excelente escolha e que podem contar com o nosso espaço para compartilhar o saber jurídico.

Um abraço e bom estudo.

Francisco Penante.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exame de Ordem é difícil, mas não impossível...

A Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, impôs como condição para a inscrição como advogado a aprovação no Exame de Ordem, regulamentado por provimento do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente, a prova é feita de forma unificada e cercada de inúmeras polêmicas, principalmente no tocante ao nível de dificuldade da prova. Para se ter uma idéia, apenas 14% dos mais de 140 mil candidatos de todo o Brasil foram aprovados na edição 2011.1 do Exame.

Diante desses números, como tornar possível o sonho de ser aprovado na Ordem e se tornar advogado?

Para o professor de direito empresarial Francisco Penante, especialista em Exame de Ordem, além de se dedicar aos estudos, o futuro advogado precisa pensar bem antes de escolher o tema da prova de segunda fase do Exame, o que pode ser fundamental para sua aprovação.

“A maioria dos candidatos escolhem direito penal ou trabalho na segunda fase. Contudo, existem outras disciplinas que estão em alta e possuem maior índice de aprovação, como direito empresarial, por exemplo”, explica Penante.

Assim como fez na edição passada do Exame de Ordem, o professor de Direito Empresarial Francisco Penante, integrante da equipe CERS e Portal Exame de Ordem, antecipou as questões da segunda fase do Exame 2011.1. Seja nas aulas programadas, no projeto UTI ou no Último Treino, as dicas de Penante foram fundamentais para a realização da prova, sem falar que todas as questões aplicadas pela FGV foram trabalhadas pelo Mestre, um dos maiores especialistas em Direito Empresarial do Brasil.

Na próxima segunda feira, 10 de outubro, acaba o período de inscrição para a edição 2011.2 do Exame de Ordem. É preciso definir, no ato de inscrição a disciplina escolhida para a segunda fase. Nesse sentida, fica a dica de que o Direito Empresarial é hoje um importante ramo do saber jurídico e cada vez mais desperta a atenção de bacharéis, que buscam se tornar advogados especializados na área. “No Exame de Ordem, a cada ano, percebemos um aumento na demanda por Empresarial na segunda fase. Diante disso, precisamos está prontos para atender aos alunos e manter este elevado nível de acerto nas provas”, afirma Francisco Penante.

Clique aqui e assista ao Último Treino OAB 2011.1

Cathedra participa de debate na Rádio CBN Recife



O Programa CBN Debate, veiculado diariamente na Rádio CBN Recife, do dia 14 de setembro discutiu o mundo contemporâneo, com enfoque no pós 11 de setembro, a crise econômica, a nova ordem mundial, Kadaffi e a queda das ditaduras.

Aldo Vilela conversou com a editora de Internacional do Jornal do Commercio, Fabiane Cavalcanti; com o jurista e professor de Direito Internacional do Instituto Cathedra, Bruno Viana e com o assessor de relações internacionais da Universidade Católica de Pernambuco, coordenador da Faculdade Damas e cientista político, Thales Castro.

Clique aqui e ouça o debate na íntegra.

Empresários nacionais estão pessimistas com a economia

Por Joffre Melo

O pessimismo dos empresários sobre as condições atuais da economia cresceu em setembro sobre agosto. O indicador caiu de 44,5 pontos, no mês passado, para 44,2 pontos em setembro, informa o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 21.09. Somando-se todos os quatro indicadores do ICEI, o índice, contudo, manteve-se estável em 56,4 pontos. O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 mostram confiança.

Desde março último, quando registrou 49,9 pontos, a avaliação dos empresários sobre a situação da economia está abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Em setembro, dos três segmentos da indústria analisados – construção, extrativa e de transformação –, somente o setor extrativo está confiante sobre o quadro econômico, com indicador de 50, 3 pontos.

O economista da CNI Marcelo de Ávila diz que a confiança do empresário da indústria extrativa sobre as atuais condições da economia se deve às condições que favorecem o setor. “Embora o câmbio esteja desfavorável para a indústria como um todo, o aumento das cotações das commodities e a elevada demanda internacional por esses produtos acabam compensando”, explica.

Apesar de positivo em setembro, com 56,4 pontos, o ICEI caiu sete pontos na comparação com setembro de 2010, revelando empresários menos confiantes de um ano para cá. Contribuíram para a manutenção da confiança do empresariado industrial os outros três componentes do ICEI – condições atuais da empresa, expectativas para os próximos seis meses sobre a economia e perspectivas sobre a empresa:

Sobre as condições atuais da empresa, o índice registrou 50,4 pontos em setembro, enquanto as expectativas sobre a economia para os próximos seis meses ficaram em 55,5 pontos e assinalou 62,9 pontos o índice sobre a situação da empresa.

O ICEI de setembro foi levantado entre 1º e 19 deste mês com 2.292 empresas, das quais 1.206 de pequeno porte, 766 médias e 320 grandes.